Nesta série, o desenho se insere inicialmente como a linguagem escolhida para a investigação da questão da observação e da visualidade contemporânea que é permeada pelas imagens das redes sociais: os desenhos  partem de observações da natureza assim como de imagens da natureza.

 

Investigando a relação natureza/cotidiano pelo tema da paisagem, pontuo um olho-macro que delineia detalhes, fragilidades, vulnerabilidades, dualidades entre opostos.  A relação com a observação da natureza sai tanto do passeio na vizinhança, quanto do passeio virtual por imagens tipo Instagram. Configuram-se paisagens-instante  contaminadas pelas mídias, um olhar que se apresenta permeado pelos aparelhos eletrônicos.

Ao me recolocar na busca de imagens virtuais reaparece a questão do tempo relacionado à do contemplar. Qual é o tempo do olhar? Como lidar com a abundância de imagens e resistir ao impulso de simplesmente fotografar? Os campos virtual e real se misturam, fronteiras são transbordadas. Ora desafiando algoritmos ditados pelos aplicativos, ora me entregando a eles na seleção dos assuntos e então na busca da concentração interna que o desenho demanda.  



Os trabalhos foram originalmente feitos com marcador, grafite,  nanquim, lápis e pastel oleoso sobre papel e alguns estão disponíveis para compra como Fine Art Prints em edições numeradas e assinadas.

METAMÓRFICAS, 2018
Metamórficas c
Metamórficas g
Metamórficas i
Metamórficas k
Metamórficas n
Metamórficas m
Metamórficas b
Metamórficas q
Metamórficas f
Metamórficas h
Metamórficas j
Metamórficas p
Metamórficas o
Metamórficas a
Metamórficas e

(55 11) 9 8290 6651

  • Mirla Fernandes Instagram